Interrupção ligada às estações de trabalho Windows causa perturbação global, afetando bancos, companhias aéreas, serviços ferroviários e supermercados.
Empresas e instituições em todo o mundo foram tiradas do ar após uma interrupção de TI. No Reino Unido, consultórios de médicos de clínica geral disseram que não conseguem acessar os registros dos pacientes ou agendar consultas. A Sky News ficou fora do ar por algumas horas, mas retomou a transmissão, enquanto a maior empresa ferroviária da Grã-Bretanha alertou os passageiros para esperarem interrupções devido a “problemas generalizados de TI”.
Em todo o mundo, bancos, supermercados e outras grandes instituições relataram problemas de computador que interromperam os serviços, com algumas companhias aéreas alertando sobre atrasos e outras cancelando voos. Aqui está o que sabemos até agora:
- O que a interrupção do Windows afetou? Empresas, incluindo bancos, empresas de telecomunicações, emissoras de TV e rádio e supermercados ao redor do mundo, relataram problemas de TI. Companhias aéreas também foram afetadas, com voos de companhias aéreas americanas, incluindo American Airlines, Delta e United Airlines, sendo cancelados. Aeroportos na Alemanha e na Espanha também relataram problemas.
Scanners automatizados de embarque no aeroporto de Edimburgo ficaram fora do ar, disse uma testemunha da agência de notícias Reuters. O aeroporto estava verificando os cartões de embarque manualmente, disseram eles.
Não está claro se as operações foram afetadas em Stansted, mas muitos voos estavam exibindo anúncios de “por favor, aguarde” nos painéis internos.
O aeroporto de Schiphol, em Amsterdã, disse: “Atualmente, há uma falha global no sistema. Esta interrupção também tem impacto nos voos de e para Schiphol. O impacto está sendo mapeado agora.”
O aeroporto de Brandenburg, em Berlim, disse que “devido a uma falha técnica, haverá atrasos no check-in”.
As linhas de emergência 911 no estado do Alasca, nos EUA, saíram do ar, de acordo com o serviço de patrulha estadual. “Devido a uma interrupção tecnológica de âmbito nacional, muitos centros de chamadas de emergência e não emergenciais não estão funcionando corretamente em todo o estado do Alasca”, dizia um comunicado.
No Reino Unido, os serviços ferroviários em Southern, Thameslink, Gatwick Express e Great Northern – todas as marcas da Govia Thameslink Railway – estavam enfrentando problemas generalizados de TI.