Você já ouviu falar no Asteroide FT3? Astrônomos estão observando este corpo celestial com muito cuidado, pois o mesmo irá passar perto da Terra e qualquer mudança de rota poderá ser fatal para o nosso planeta.

Os asteroides são rochas espaciais, parte do Sistema Solar, que se acredita serem fragmentos de planetesimais quebrados, objetos dentro da nebulosa do jovem Sol que nunca se transformaram em planetas. Existem cerca de 20.000 asteroides conhecidos que orbitam perto da Terra, e quase 2.000 deles são classificados como asteroides potencialmente perigosos (PHA).

Um desses corpos celestes é o Asteroide FT3, que foi descoberto em 2007 e mantido sob observação nos últimos 12 anos. Prevê-se que o asteroide FT3 orbite próximo à Terra em 3 de outubro de 2019. Se de uma razão para outra ele mudar de curso, ele entrará na atmosfera do planeta e atingirá a Terra. O resultado seria catastrófico.

Chegou a Hora de Abandonar o Facebook?

Caso o Asteroide FT3 colidisse com a terra, o mesmo se colidiria a uma velocidade de 20,37km por segundo, e a força do impacto seria próxima há 2.700 megatons de TNT.

Um Pouco Mais Sobre o Asteroide FT3

Asteroide FT3 é um corpo espacial impressionante, cuja dimensão é de quase 340m (1.115 pés) de diâmetro. Pesquisadores da Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço acreditam que seu peso é de 55.000.000.000kg (55.000.000 toneladas). O asteroide é conhecido como um corpo espacial tipo Apolo porque está em uma órbita muito semelhante ao asteroide 1862 Apollo, outro corpo possivelmente perigoso descoberto em 1932. Ambos os asteróides também interceptam as órbitas de Vênus e Marte em seu caminho no espaço.

A NASA vai observar estritamente o Asteroide FT3 caso mude sua órbita e se aproxime da Terra. Felizmente, por enquanto, a probabilidade de atingir nosso planeta é bastante baixa, mas, como os astrônomos apontaram, não está ausente.

A NASA acredita firmemente que o evento vai marcar o início de mais 165 episódios como este entre 2019 e 2116, todos eles ameaçando o futuro da Terra. A NASA prevê que em 2 de outubro de 2024, outro asteroide está chegando perto da Terra, mas há uma pequena possibilidade de atingir nosso planeta. 3 de outubro de 2025, marca a data em que outro corpo celeste nos ameaça.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui