A Apple intensificou sua disputa com a Epic Games na quarta-feira, impedindo a criadora do videogame Fortnite de lançar seu próprio mercado online em iPhones e iPads na Europa.
As duas empresas estão em uma batalha legal desde 2020, quando a firma de jogos alegou que a prática da Apple de cobrar até 30% de comissões sobre pagamentos dentro do aplicativo em seus dispositivos do Sistema Operacional iPhone (iOS) violava as regras antitruste dos EUA.
O mais recente desafio da Epic surge enquanto a Apple enfrenta preocupações com a demanda morna por seus iPhones na China, e suas ações caíram 12% até agora este ano, ficando atrás de seus pares de tecnologia nos EUA. Suas ações permaneceram praticamente inalteradas na quarta-feira.
Tentativas de reguladores e concorrentes, como a Epic, de abrir caminho para mercados concorrentes nos dispositivos da Apple são uma grande ameaça aos lucros da gigante do Vale do Silício e ao controle de seu próprio ecossistema.
MODELOS NOVOS DO MACBOOK AIR DA APPLE SENDO LANÇADOS ESTA SEMANA
Legisladores europeus estão forçando a Apple a permitir esses mercados de terceiros com uma lei chamada Ato de Mercados Digitais (DMA), que entra em vigor esta semana.
Separadamente, reguladores antitruste de Bruxelas na segunda-feira multaram a Apple em 1,84 bilhão de euros ($2 bilhões) por obstruir a concorrência de rivais de streaming de música por meio de restrições em sua App Store, a primeira penalidade da Apple por violar as regras da UE.
A Epic estava trabalhando para tirar proveito do DMA, mas a Apple bloqueou esses esforços na quarta-feira, citando violações de contrato anteriores da Epic na disputa legal de longa duração.
A Apple encerrou uma nova conta de desenvolvedor que a Epic havia criado na Suécia. A Epic criou a conta em uma tentativa de colocar o Fortnite e outros jogos de volta nos iPhones na Europa, operando sua própria loja de jogos nos dispositivos da Apple. Sob a nova lei europeia, a Apple deve permitir lojas de terceiros em seus dispositivos.
As contas de desenvolvedor são importantes porque os criadores de software não podem distribuir aplicativos para iPhones e iPads sem uma. A Apple já havia encerrado algumas contas de desenvolvedor da Epic em 2020, depois que a Epic quebrou propositalmente as regras de pagamento dentro do aplicativo da Apple, usando sua violação das regras e subsequente banimento da App Store como o núcleo de uma campanha de relações públicas e legal contra a Apple.