Apple Aumenta Opções de Navegadores e Deleção de Apps na União Europeia

Apple Aumenta Opções de Navegadores e Deleção de Apps na União Europeia

A Apple vai oferecer aos usuários da União Europeia (UE) mais opções em relação aos navegadores e aplicativos, em um esforço para se adequar à Lei de Mercados Digitais.

Essas mudanças serão aplicadas aos usuários de iOS e iPadOS na UE e entrarão em vigor até o final do ano, informou a empresa em uma atualização na quinta-feira (22 de agosto).

Uma das mudanças envolve a tela de escolha de navegadores, pois a Apple mostrará mais informações sobre os navegadores aos usuários que visualizarem essa tela, conforme a atualização. A tela atualizada será exibida para todos os usuários da UE que têm o Safari da Apple definido como navegador padrão. Além disso, os desenvolvedores de navegadores terão acesso a mais dados sobre o desempenho da tela de escolha.

Outra mudança se concentra na introdução de uma nova seção “Aplicativos Padrão” nas Configurações, que lista os padrões disponíveis para cada usuário, segundo a atualização. Essa seção será incluída no iOS 18 e no iPadOS 18. Nas futuras atualizações de software, haverá novas configurações padrão para discagem de números de telefone, envio de mensagens, tradução de textos, navegação, gerenciamento de senhas, teclados e filtros de spam de chamadas.

Em uma terceira mudança anunciada na quinta-feira, os usuários da UE poderão deletar cinco aplicativos da Apple: App Store, Mensagens, Fotos, Câmera e Safari, conforme a atualização.

“Essas atualizações decorrem do nosso diálogo contínuo com a Comissão Europeia sobre a conformidade com os requisitos da Lei de Mercados Digitais nessas áreas”, disse a Apple na atualização.

A Lei de Mercados Digitais, que visa aumentar a concorrência na economia digital, colocou as grandes empresas de tecnologia em alerta para se adequarem ao novo conjunto de regulamentos que entrou em vigor em março, reportou a PYMNTS na época.

As últimas mudanças anunciadas pela Apple chegam um dia após ser divulgado que a empresa está reorganizando sua App Store em resposta às regulamentações globais. Nessa reorganização, a App Store estaria sendo dividida em duas equipes, uma responsável pela própria App Store da Apple e outra focada na distribuição alternativa de aplicativos.

A Lei de Mercados Digitais também tem impulsionado outras mudanças no comércio móvel, jogos, desenvolvimento de aplicativos e estruturas de comissão.

APPLE